Outorga da Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa – anos 2020 e 2021

            Hoje, dia 28 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Caatinga. Bioma exclusivamente brasileiro, com características que lhe são únicas, desperta um nobre sentimento: pertencimento.

            Encerrando a programação da Semana da Caatinga 2021, às 15h, de forma virtual, a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) fará a entrega da Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa, instituída pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBC). Ano passado, 2020, o agraciado com a Medalha foi o Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal do Ceará. A profa. Dra. Sônia Maria Pinheiro de Oliveira, Diretora do CCA, receberá a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa representando todos os profissionais, servidores, docentes e alunos deste Centro, que ao longo de mais de 100 anos de história têm se dedicado ao ensino, à proteção do bioma Caatinga e à convivência harmônica com seus recursos ambientais, por meio do desenvolvimento de pesquisas e de projetos de extensão universitária.

Fonte: SEMA, 2021.

            Em 2021, na sua 17ª edição, a Medalha vai homenagear o agroecologista José Raimundo de Matos, o “Zé Artur”, agraciado em 2021. “Ambos, por meio de suas atividades, contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento sustentável da Caatinga”, explica o Prof. Artur Bruno, titular da SEMA, com relação aos agraciados dos anos 2020 e 2021. Na ocasião, será lançado o livro, “Saberes e Viveres da Caatinga: II Conferência da Caatinga”, uma iniciativa da Comissão de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, com a presença da Dra. Rosana Garjulli.

Fonte: ALECE, 2021.

            Conforme Viviane Monte, técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável e articuladora do CERBC, a Medalha destina-se a homenagear pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas ações tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento sustentável da Caatinga. É uma realização da SEMA, em parceria com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa do Estado Ceará (ALCE).

            Continua Viviane Monte, “nesse ano tivemos dezessete (17) indicados ao prêmio, um recorde entre as edições. O destaque também vai para o processo de escolha do agraciado que passou pelo crivo do CERBC por meio de reunião virtual que definiu a escolha do agraciado mediante votação dos representantes de instituições diversas que compõem o comitê e colaboraram ativamente em todo o processo decisório”.

            O evento será transmitido pelo canal do YouTube da Secretaria que pode ser acessado aqui  e pelo canal da TV Assembleia que pode ser acessado aqui.

Fonte: SEMA, 2021.

Um comentário em “Outorga da Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa – anos 2020 e 2021

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: