Ano 2020 se despede…. 2021: tempo de resiliência

            Hoje é o último dia do ano de 2020. Sinceramente, não restará saudade. Ano difícil de enfrentar; muita dor envolvida por conta de algo invisível, mas poderoso, que alterou nossas vidas, nosso cotidiano, nossa relação com as pessoas e com o trabalho.

            Não estávamos preparados, ninguém em lugar nenhum no mundo estava preparado para atravessar os acontecimentos do ano de 2020. No dia 2 de janeiro de 2020, aqui no Blog Verde escrevi: “Não tenhamos medo de enfrentar o que está por vir”, mas confesso que eu me referia aos desafios de se operacionalizar o desenvolvimento sustentável. Referia-me a permitir oportunidades de trabalho e renda, alimento, moradia, educação, saúde, transporte e lazer para todos

            O tempo avançou e foi preciso reconhecer o medo do novo Coronavírus e do seu alto poder de contaminação, com agravos significativos à saúde de boa parcela da população, com muitos óbitos. A figura mostra os dados mundiais da Covid-19 no mundo, da plataforma da Johns Hopkins University, no dia 31 de dezembro de 2020, com dados atualizados até 09: 22h.

            Nossos mais sinceros sentimentos às famílias que perderam seus entes queridos no Brasil e no mundo. Ficamos fisicamente sem uma parte importante de nossa existência, mas precisamos transformar essa dor, aos poucos, em saudades; encontrar forças para continuar enfrentando o desafio de combater esse inimigo invisível.

            Assim como a Natureza é resiliente, precisamos também ser. A resiliência é a capacidade que os recursos naturais têm para se regenerar, após determinada alteração de suas características, e novamente assumir suas funções ecológico-econômicas. A resiliência pressupõe encontrar um novo equilíbrio para seguir adiante cumprindo seu papel dentro do sistema.

            Assim devemos ser; precisamos encontrar meios para sermos resilientes; buscarmos estar em um novo equilíbrio em 2021, que amanhã se inicia; para que sigamos neste mundo, cumprindo nossa jornada e nossa missão.

            O Blog Verde neste ano de 2020 também mudou de sua plataforma de origem, precisou se readaptar. Em julho de 2020 desvinculou-se do Portal Tribuna do Ceará do Sistema Jangadeiro, a quem somos imensamente gratos pelos nove anos de confiança e parceria; e assumiu-se independente nesta atual plataforma.

            Então, meus queridos leitores, reforço minha gratidão a vocês pela companhia desde julho de 2012. Que o ano de 2021 seja de dias melhores para todos nós. Vamos olhar para frente com fé, esperança, força, alegria e a certeza de que temos um ser superior a quem chamamos Deus, que olha por cada um de nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: